Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

iOS 5 e Android 4.0: o que ganham os desenvolvedores


Os dois principais sistemas operacionais (SO) de smartphones, iOS e Android, foram avaliados para permitir que desenvolvedores criem aplicativos. A Apple lançou o iOS 5 em outubro, junto ao iPhone 4S. O Google apresentou o Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich, em 18 de outubro, ao lado da apresentação do primeiro aparelho que terá o SO, o Samsung Galaxy Nexus.

Cada sistema operacional oferece um conjunto inigualável de aprimoramentos. O Android 4.0 é uma atualização mais importante em termos de melhoria na plataforma, mas o iOS 5 também traz muitas novidades.
As duas atualizações incluem uma longa lista de mudanças e acréscimos. A Apple diz que o iOS 5 tem mais de 200 novas funções de usuário e 1.500 novas APIs. O Google não enumerou os novos ingredientes do Ice Cream Sandwich, mas a nova versão do Android é ambiciosa e atraente.
A seguir estão alguns destaques entre as funções que merecem atenção imediata dos desenvolvedores.
Apple iOS 5
1.                                
              Cloud API — Agora a Apple permite que terceiros criem aplicativos que armazenem dados e backup no iCloud. Isso torna mais conveniente o uso do mesmo aplicativo em dispositivos iOS diferentes – arquivos de aplicativos não precisam ser transferidos entre o iPhone e o iPad, por exemplo. Reduz, também, os riscos de perda de dados em caso de dispositivo perdido.
2.                                Automatic Reference Counting (ARC) -- O ARC é uma nova capacidade que facilita o gerenciamento da memória no aplicativo. Usuários não notam o bom gerenciamento da memória, mas percebem quando está ruim e prejudica o aplicativo. Se o ARC puder reduzir as panes, com certeza será muito bem-vindo entre os desenvolvedores.
3.                                Storyboards — O Storyboards é uma nova função do iOS 5 que simplifica o processo de criação de aplicativos com múltiplas telas de menu. A função Storyboard deve agilizar o desenvolvimento, em alguns casos.
4.                                Newsstand Support – Editoras que quiserem vender conteúdo por meio do aplicativo Newsstand, da Apple, agradecerão o fato de que os desenvolvedores poderão, agora, escrever aplicativos habilitados para Newsstand. Ainda resta saber quantas editoras irão topar entregar 30% de sua renda para ter conteúdo oferecido pelo Newsstand, especialmente com os aplicativos HTML5 desenvolvidos por publicações como a Financial Times, para burlar o controle da Apple.
5.                                Melhor AirPlay — o AirPlay permite que dispositivos iOS transmitam conteúdo de áudio e vídeo em TVs e equipamentos de áudio compatíveis com o AirPlay. O iOS 5 traz uma opção que permite que aplicativos espelhem conteúdo do iPad 2 em uma Apple TV próxima. Isso torna mais interessante a ideia de comprar ou alugar conteúdo de vídeo no iTunes, usando o iPad 2.
6.                                Core Image Framework — Este conjunto de APIs traz, aos desenvolvedores de aplicativos, um conjunto de filtros não-destrutivos que podem ser utilizados para manipular vídeos e imagens. O framework suporta diversos efeitos de filtro, como mudanças de cor e transformações, assim como detecção de face. Esse filtros têm alto poder de processamento, portanto são rápidos.
7.                                GLKit — O GLKit é um conjunto de APIs projetado para facilitar a criação de aplicativos OpenGL ES 2.0 – aplicativos com gráficos acelerados. Não é necessário dizer que mais rápido é melhor quando se trata de imagens gráficas.
8.                                Twitter Framework – O framework lida com a autenticação do usuário do Twitter e facilita a integração de mensagens do Twitter com outros aplicativos.
9.                                Message UI Framework - Esse framework foi atualizado para oferecer suporte ao iMessages, mensagens de texto que podem ser enviadas entre dispositivos iOS sem serem aplicadas taxas de cobrança de operadoras.


Android 4.0


O Android 4.0 traz suas próprias novidades para os desenvolvedores, incluindo:
1.                                IU Unificada – A nova interface de usuário do Android agora é unificada entre dispositivos. Desenvolvedores Android podem criar para dispositivos Android como um todo e não separados entre celulares e tablets. Finalmente.
2.                                Social API – A Social API do Android oferece, aos desenvolvedores, uma forma de armazenar dados sociais – contatos, informações de perfil, atualizações de status e fotos, por exemplo – de múltiplas redes sociais. As redes sociais podem ou não fornecer tais dados. Caso forneçam, o usuário deve pedir permissão. Um novo aplicativo chamado People utiliza a API para classificar contatos como conexões sociais.
3.                                Calendar API – Esta API simplifica o processo de adicionar serviços de calendário aos aplicativos. Ela permite que aplicativos adicionem e gerenciem eventos e lembretes por meio de um banco de dados compartilhado. Isto pode ser útil, por exemplo, na criação de um aplicativo para reservas em restaurantes ou para determinar quando amigos estarão disponíveis para certo evento.
4.                                Visual Voicemail API – O aplicativo Phone, no Android, suporta novas funções de correio de voz, incluindo a habilidade de acessar mensagens, transcrições de voz e arquivos de áudio de diversos provedores de serviços de correio de voz. O aplicativo pode ser integrado com aplicativos de desenvolvedores que permitam manipulação e organização extra da caixa de entrada visual do correio de voz.
5.                                Android Beam — O novo Samsung Galaxy Nexus e outros telefones Android habilitados para NFC podem usar o Android Beam para compartilhar informações sobre seus aplicativos com outros telefones próximos. Ao colocar dois aparelhos Android 4.0 equipados com NFC a alguns centímetros de distância um do outro, os usuários podem trocar contatos, configurar jogos multi-player, iniciar um chat ou compartilhar um link do Android Market, entre outras coisas. O Android Beam pode alternar para Bluetooth para transferir arquivos maiores; a vantagem do Android Beam é que não exige descoberta e pareamento manual de dispositivos.
6.                                Face Unlock — Reconhecimento facial é um tanto bizarro, mas o Android 4.0 utiliza a tecnologia como opção para destravar a tela. O usuário pode optar, também, por PIN ou sequência padrão para desbloquear o aparelho.
7.                                Aprimoramento para uso corporativo – O Android 4.0 vem com uma nova API VPN para facilitar a criação de aplicativos que exigem conexão segura. Traz, também, a habilidade de administradores desabilitarem a câmera remotamente em dispositivos gerenciados, uma necessidade em certos ambientes de trabalho.
8.                                Gráficos 2D de Hardware Acelerados – O Android 4.0 suporta operações aceleradas de 2D, como escalonamento e rotação, assim como renderização acelerada de componentes para interface de usuário. Velocidade significa usuários mais felizes.
9.                                Melhores Efeitos de Mídia – Com o suporte ao hardware 2D vêm várias novas funções de câmera que podem ser acessadas por aplicativos. Incluindo foco contínuo, zoom de imagem e detecção facial. Aceleração de hardware traz, também, efeitos avançados de filtros e transformação de imagem que podem utilizados em vídeos ou fotos.

Estas são algumas das muitas funções do iOS 5 e Android 4.0 esperadas por desenvolvedores. Caso esteja criando aplicativos móveis, seja minucioso com a documentação. Há muito para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário